Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
UM ARTISTA CONSCIENTE E SENSIBILIZADO
25/09/2017 10:33 em Novidades

Roberto Carlos Bispo, um nome forte e que representa bem o caráter, a determinação e a perseverança com que este jovem mineiro de Botumirim, buscou e busca alcançar seus objetivos. Quem curte e se diverte nos shows de Cowboy Stradeiro, não imagina o que este talentoso rapaz e artista sensibilizado com as ações sociais, realiza fora dos palcos. Músico, Sociólogo, formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros, desde muito cedo, acreditou no seu sonho de cantar e lutou por ele, mas sem se desprender da preocupação com o meio ambiente, a natureza e o sertão que inspira suas composições e faz de seus Shows verdadeiros sucessos que embala o povo, cantando a realidade da própria região. Musicas como "Saudade do Taquaral", retrata sua sensibilidade e valor à terra natal, sendo bastante tocada e pedida na região, exatamente por ressaltar o que a população conhece bem: sua própria terra e realidade. Além de cantar por todos país, Roberto Carlos Bispo hoje realiza um trabalho importante voltado para o norte de Minas, isto porque, além de Assessor Parlamentar é também Assessor Especial do IDENE (Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste do Estado) e assim, vem participando da Expedição Caminhos dos Gerais, onde tem representado o IDENE e o Governo de Minas Gerais. Seu talento indiscutível na música e na composição, tanto de letras musicais, quanto de poemas, tem tornado mais alegres e  prazerozas as visitas expedicionárias, pelo que observamos em suas redes sociais. Então foi sobre este belíssimo trabalho, a V EXPEDIÇÃO CAMINHOS DOS GERAIS, que conversamos um pouquinho.

A expedição Caminhos dos Gerais, segundo descrição na pagina do facebook, (https://www.facebook.com/caminhosdosgeraes/) é um evento idealizado e executado pela Fundação Genival Tourinho. Sabe-se por onde ela passa, que tem buscado, mais do que valorizar o norte do estado e suas belezas, realizar um levantamento das riquezas regionais, da degradação das mesmas e estudar condições para preservá-las, principalmente conscientizando a população da importância de cada lugar e da ação de cada um, individualmente, para a real preservação do meio no qual está inserido, ressaltando ainda, a escassez da água e a busca incessante para revitalizar os rios. Deste modo, foi num bate papo sobre esse assunto que tivemos o prazer de reencontrar e conversar com este nosso ilustre conterrâneo, no dia 20 do corrente mês:

1-Roberto, primeiramente é um prazer falar com você, ter você de volta na festa de agosto da cidade, pelo público presente, que lotou a praça e animação do mesmo, foi uma alegria para todos e sucesso total, parabéns. Bem, como representante do IDENE e do e do estado, qual a importância da "EXPEDIÇÃO CAMINHO DAS GERAIS" E qual tem sido objetivo dela?

R: Primeiramente agradeço o carinho de toda a população, para mim, foi uma alegria muito grande voltar a Botumirim, aonde a receptividade vai além do contato artístico, porque se trata de minha terra, onde tenho muitos amigos, queridos demais e pessoas as quais terei eterna gratidão por acreditar em mim e me estimular a correr em busca dos meus sonhos. Bem, sobre a expedição, a importância da V Expedição consiste em Sensibilizar as autoridades do setor público quanto à urgência nas elaborações de políticas relacionadas à preservação de um dos maiores potenciais hídricos da nossa região e seus objetivos estão relacionados à conscientização quanto à importância da criação do Parque Estadual de Botumirim, para a preservação de inúmeras espécies da fauna e da flora existentes na região, dentre outros.

(Fotos de arquivo pessoal da página do facebook  do artista e expedicionário)

2- Em Botumirim, como a equipe foi recebida e quais pontos visitou?

R: Todos se sentiram muito felizes com a recepção calorosa, contagiante e acolhedora com a qual todos nos receberam, desde a casa da Secretária de Saúde, Nicinha, onde foi servido o almoço e um frango caipira delicioso, até a chegada oficial em Botumirim. Eu particularmente me senti abraçado quando, na passagem de meu aniversário que coincidiu com a data, tive até bolo de aniversário e moda de viola, uma surpresa maravilhosa promovida pela Exma. Prefeita Naninha e toda a sua equipe, a quem tenho grande admiração, carinho e amizade.

 (Fotos de arquivo pessoal da página do facebook  do artista  e expedicionario)

3- Quem são os responsáveis por este projeto e como ele foi elaborado?

R: Temos que dar os créditos para quem merece, o principal idealizador desse projeto é o nosso amigo ambientalista, Eduardo Gomes, através do IGS (Instituto Grande Sertão) que vem desde muito tempo nos sensibilizando e nos convidando a abraçar essa causa. Inicialmente posso confirmar que o projeto abrange uma área de aproximadamente 35 mil hectares e está sendo acompanhado com muito interesse por todos os órgãos relacionados, cada dia adquirindo mais força e credibilidade no governo.

 (Fotos de arquivo página do facebook https://www.facebook.com/caminhosdosgeraes/)

4-Dos pontos visitados, você e demais expedicionários, percebem algum empobrecimento da natureza local?

R: Sim, com exceção das regiões do Folha larga, Gigante, Rio de Peixe, onde a natureza está mais preservada, muitas outras áreas apresentam degradação, assoreamento, desmatamento ilegal, etc. Um dos pontos mais críticos está relacionado ao Rio Itacambiruçu que, segundo técnicos da área, se trata de um assoreamento natural.

5- A expedição ressalta pontos que foram explorados e precisam ser recuperados, principalmente diante da escassez da água?

R: De forma geral, além da preservação de espécies raras, pinturas rupestres, paisagens naturais fantásticas, o olhar de todos está atento ao bem mais precioso, sem o qual nenhuma vida sobreviverá. Não restam dúvidas que a maior preocupação está relacionada á manutenção das nossas nascentes, da água e da vida.

6- Roberto, você como conterrâneo da terra e diante do quadro de agravamento da escassez da água, o que você acha que pode ser feito e como pode ser feito para recuperar nossos lençóis freáticos?

R: Inicialmente, é o que estas iniciativas fazem conscientização, sensibilização, ações efetivas por parte do poder público, respeitando também as necessidades do setor econômico que, ao contrário do que defende os radicais, são responsáveis pela criação de divisas e de impostos, desde que atuem de forma responsável e fiscalizada. Todos nós somos responsáveis por esta luta!

7- Qual o próximo passo da expedição?

R: No que diz respeito às ações pós Expedição, todos os envolvidos estão fazendo um trabalho fantástico de divulgação dos objetivos, técnicos estão elaborando projetos, a imprensa divulgando os trabalhos, artistas trabalhando na conscientização, fotógrafos expondo nossas dificuldades e nossas belezas naturais, enfim, todos engajados na amplitude dessa empreitada. Agora no dia 14 de setembro tivemos uma reunião com toda a parte técnica da Expedição Caminho das Gerais, na qual foi tratada que a partir de agora será elaborado um documento oficial que será entregue ao Governador, o mais breve possível, e este documento terá os relatórios de tudo que esta acontecendo na região, principalmente dos pontos mais críticos, para que possa ser tomada providências uma coisa interessante que o nome, o título desse documento será "MANIFESTO PELAS ÁGUAS DOS GERAIS"  e esse título foi uma sugestão minha na hora e que foi acatada por todos ai e estou muito feliz por esta situação de ter sugerido o nome do título uma vez que estava todo mundo lá dando sugestões e eu dei está sugestão e foi a que passou. fiquei muito feliz e grato a Deus e a todos!

(Fotos de arquivo pessoal da página do facebook  do artista e expedicionário)

8- Roberto foi um prazer conversar com você, desejo sucesso na carreira como Cantor, compositor e como expedicionário que tem mostrado seu lado ambientalista e humano na busca pela preservação da nossa natureza. Obrigado. Quer deixar uma mensagem para nosso povo que tanto o admira, fique a vontade e mais uma vez obrigado pela atenção.

R: A mensagem que quero deixar é a de que, todos nós nascemos para desempenhar um papel importante para melhor andamento e organização de nossa sociedade. A consciência de que temos o dever de contribuir para um futuro de esperança nos faz crescer como ser humano e como parte constitutiva de um todo social. Preservemos o que é nosso, começando pela nossa vida, evitando pensamentos e atitudes que possam colocar em cheque o nosso equilíbrio emocional e psicológico, a partir daí, daremos um enorme passo para darmos o melhor de nós em prol do desenvolvimento de nossa espécie.

A realidade norte mineira de fato leva a todos nós a assumir nossa parcela de colaboração e começar a agir em prol da recuperação da natureza. A  "EXPEDIÇÃO CAMINHO DAS GERAIS" tem mostrado que é possivel tirar um pouco de seu tempo e empregá-lo na colaboração com projetos que buscam conhecer, analisar e preservar a natureza para que ela continue dando a nós seres humanos condições de viver no planeta. Contudo, é preciso que a consciencia seja de fato mobilizada, a minha, a sua , a de todos nós, pois por onde esta expedição passa fica registrado a satisfação e preocupação de todos com o meio ambiente e somos todos nós que devemos continuar zelando e respeitando ente nosso meio: a natureza!

(Imagens de arquivo pessoal da rede facebook do Cantor e expedicionário - Créditos: Fotógrafos: @Lucas Alves e demais fotógrafos oficiais da expedição)

 A. G. A

 

CORDEL DA V EXPEDIÇÃO CAMINHOS DOS GERAIS

(Autor: Roberto Carlos Bispo)

Saindo de Montes Claros às 7:47,

No dia da independência, quinta-feira, dia 7,

Vão se os expedicionários em 7 caminhonetes,

Com chapéus, botas, barracas, matulas e colchonetes.

 

Aroldo, Cleber, Cowboy, Girleno e Eduardo;

Jean, Joilson e Lucas, Pedro, Plínio e Geraldo;

Manoel, Rogeriano, Sued e Santiago;

Sérgio e Zé Canarim, Oliveira e Thiago.

 

As mulheres aguerridas, Mônica Souto e Mayane;

A Silvana Mameluque, a Thais e a Tatiane;

Também Mônica Durães, que alguém jamais se engane,

Desbravaram esses Gerais, de desafios imanes.

 

Começando por Congonhas, no projeto da barragem,

Analisando os impactos de uma longa estiagem,

As grandes monoculturas, vilãs da armazenagem,

das águas pluviais, nos campos da arbitragem.

 

Assoreamento de rios, desmatamento ilegal,

Queimadas, poluição, 

Retrocesso ambiental.

Destruição criminosos, de tudo que é natural,

Estamos pagando a conta, na vida condicional.

 

Nossa próxima parada, foi lá em Itacambira,

Ao entrarmos na Igreja, a equipe toda delira,

O grande Guimarães Rosa, naquela arte se inspira,

Na cultura e na história a nossa expedição gira.

 

Rumo à Botumirim, dia 8, às 8 horas,

Contemplando exuberâncias da fauna e também da flora,

Vimos pinturas rupestres, paredões estrada afora,

O primitivo se encontra com o mundo de agora.

 

Depois do prefeito João, nos receber com carinho,

Agora é a vez da Nicinha, que nos prepara um franguinho,

Almoço no Folha Larga e tudo dando certinho,

Alegria, entusiasmo e de novo, pé no caminho.

 

Um pequeno incidente com um carro da equipe,

Não foi fator decisivo para perdermos o pique,

Pois nosso companheirismo da mais elevada estirpe,

Só confirmava portanto, o quanto a turma era chique.

 

Chegando em Botumirim, já era bem tardezinha,

Quem nos recebeu feliz, foi a prefeita Naninha,

Um jantar maravilhoso, churrasco e uma cachacinha,

Artesanato e viola, à todos, uma lembrancinha.

 

Campinas e Rio do Peixe, a expedição visitou,

Alguns que não conheciam, com certeza se encantou,

O amigo Eduardo Gomes muitas vezes explicou,

Sobre a criação do parque, que nos sensibilizou.

 

De lá partimos então, para o Morro do Chapéu,

Subimos até o topo, fomos pertinho do céu,

Contemplamos a paisagem, as nuvens formando véu,

A consciência altruísta, que vive vagando ao léu.

 

Cristália e Grão Mogol, também passamos por lá,

Um outro incidente ocorre, chegando em Francisco Sá,

Um princípio de incêndio, descemos para apagar,

Com êxito então logramos, pra vida poder reinar.

 

Um misto de alegria por conhecer e abraçar,

Essa causa tão sublime, e à todos conscientizar,

Por outro lado, a tristeza, por poder presenciar,

Tanto descaso com a vida, àgua a nos saciar.

 

Fotógrafos, jornalistas, técnicos e professores,

Artista, poeta, enfim, intelectos pensadores,

Engajados na missão, grandes colaboradores,

Nos Caminhos dos Gerais, ideais agregadores.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!